<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 15, 2009

EVIDÊNCIAS E VERDADES DE LA PALLICE

Quando na manhã de ontem comecei a ouvir na TSF as notícias das declarações do Cardeal Patriarca de Lisboa proferidas na noite anterior no Casino da Figueira, logo surgiram duas reflexões no meu espírito: olha..há falta de notícias; e vai haver grossa berraria , pela certa, e vai ser pelos habituais berradores de serviço. Afinal, muito embora houvesse durante o dia muitas e relevantes notícias, a verdade é que nos telejornais das 8 da noite, todos os 3 canais de televisão começaram o ciclo noticioso pelas tais afirmações do Cardeal Patriarca .
As quais, afinal, não foram mais que verdades e evidências do senhor de La Pallice . Toda a gente sabe que assim é de facto . Rapariga ou mulher que se comprometa maritalmente com um muçulmano , em terra muçulmana onde não haja liberdade religiosa, ou é tola ou quer ser mártir. Mete-se de facto num grande sarilho. Onde está a novidade, ou em que é que tal agride o princípio do ecumenismo inter religioso?

O Islão, enquanto cultura com matriz religiosa, ainda vive, atrasado no tempo,na Idade Média. O cristianismo, também enquanto cultura com matriz religiosa, criou, e já viveu o Renascimento, a Reforma, o Iluminismo, a Democracia , o Marxismo ; a Liberdade, o principio da Igualdade perante a Lei, o laicismo, a igualdade entre Homem e Mulher, a separação entre o Estado e a Religião . Isto porque tem inserido no seu código genético o princípio, plasmado nos seus livros sagrados, da célebre metáfora : a imagem que está gravada na moeda é de César? ; então dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. O Islão ainda não conseguiu fazer esta distinção. Enquanto o não fizer, num corte radical e inequívoco com a sua história e os seus mitos, não deixará de estar ainda na “sua” Idade Média . O diálogo com o nosso modelo civilizacional, de raiz cristã, se e quando o houver, nunca será entre iguais.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?