<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 20, 2009

E DE NOVO A REGIONALIZAÇÃO!....(1)

Através do site do PS tive finalmente acesso à versão completa e fidedigna da moção de estratégia que José Sócrates vai levar ao Congresso do seu partido. Não se alude a referendo, mas acena de facto com a vontade politica do PS lançar o tema para a agenda política dos próximos 4 anos, com o propósito de avançar novamente com o processo.
Começa mal, começa muito mal . Comete a meu ver um grave erro político.
O corrente ano de 2009 vai ser, como o 1º Ministro finalmente o reconheceu, um ano de grandes e sofredoras tormentas. Mesmo que, numa visão optmista, a recessão económica bata no fundo nos Estados Unidos e nos restantes países da União Europeia lá para final de 2009, e comece a haver sinais de alguma recuperação no 1º trimestre de 2010, em Portugal haverá que contar com um desfasamento de uns quantos trimestres . Nessa hipótese ( optimista, assinalo...) os anos de 2011 e de 2012 serão ainda anos de esforços e de sacrifícios, durante os quais vai ser necessário retomar, a custo, algum impulso nas de reformas estruturais e de re-saneamento das finanças públicas, que o combate à crise económica e social tenha obrigado a passar para plano secundário.
Então e será num tal contexto, que vai lançar para o debate político e para a discussão pública um tema polémico como o da regionalização, com todos os perigos de desencadear uma dinâmica centrífuga e desestabilizadora que se fará necessariamente sentir, criando um novo patamar e novos centros de interesses de poder regional, retalhando um País tão cheio de tantos bairrismos primários ?
Pensei que José Sócrates já tivesse aprendido com os erros cometidos quando fez promessas insensatas na campanha eleitoral de 2005 (1) . Afinal parece não ter aprendido. É pena. Lamento muito. Porque isso lança o meu espírito num cenário angustiante sobre como vai ser o proximo futuro de Portugal. Não se vislumbrando de momento melhor alternativa, e já que, quando quem não tem cão, deve caçar (governar...) com gato, teremos porventura de nos conformar a continuar , inevitavelmente, a ser governados com gato que ainda não aprendeu a caçar (a governar..) como o interesse do País torna requer. E que parece nada ter aprendido com as lições do passado. É um desconsolo para a alma.

Post scriptum
(1) Uma dessas promessas insensatas em 2005, foi a de que iria baixar os impostos. Lembram-se? Pois agora repete a promessa e o erro. Desta feita, chama-lhe “desagravamento fiscal” em benefício da classe média, que é coisa cujos contornos e perfis estão longe de estar bem definidos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?