<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, janeiro 05, 2009

CONCORRÊNCIA MENOS IMPERFEITA

Quando se estuda Economia, costuma-se encontrar o conceito de “concorrência perfeita” . É um conceito meramente teórico, assumido como limite. Não existe na prática . Existem, isso sim, modelos de mercado mais ou menos aproximados de “concorrência perfeita” . Para que esta verdadeiramente existisse, teriam de existir várias condições, que no entanto nunca se verificam na sua totalidade. Uma dessas condições,
é que haja conhecimento completo e perfeito, por parte de todos os compradores e de todos os vendedores, quanto às condições objectivas do mercado, designadamente de todos os preços praticados.
Será por isso motivo para congratulação que a concorrência no mercado dos combustíveis se vá tornar assim menos imperfeita (ou aproximar-se um pouco do limite da perfeição) com a obrigatoriedade dos preços a retalho, nas diversas bombas de gasolina em todo o País, ficarem acessíveis desde agora através deste site

www.precoscombustiveis.dgge.pt

e no qual vale a pena navegar. Ainda existem poucos dados para a Figueira, mas eles virão.

A transparência não é apenas um requesito essencial a exigir à administração pública, nacional ou local.
A imperiosa necessidade dessa transparência estende-se igualmente, cada vez mais, às relações entre os vendedores e os compradores, pois “aperfeiçoa” a concorrência dos mercados.
Instrumentos e sites semelhantes ao acima indicado para o mercado dos combustíveis são por isso de desejar para outros bens e outros mercados. Por exemplo, para um grande número de bens essenciais comercializados pelas grandes superfícies. Os seus consumidores só teriam vantagens nisso. E o seu mercado aproximar-se-ia um pouco mais da “ perfeição”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?