<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, dezembro 17, 2008


PROMESSAS E GRANDES FANTASIAS

Aqui há umas semanas, a líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, chamou fantasioso ao Orçamento Geral do Estado para 2009 proposto pelo Governo e aprovado pela Assembleia da República. Não deixava de ter alguma razão. De facto, quando se adivinha como será dramático o ano de 2009, estimar para ele um crescimento do PIB de 0,6 %, um deficit das contas públicas de 2,2% do PIB, e a manutenção de uma taxa de desemprego de 7,8 %, soava muito e soa muito a fantasia.
Ao saber agora que a Câmara Municipal da Figueira da Foz aprovou um orçamento municipal de 75,3 milhões de euros para 2009, ainda superior ao orçamento de 2008, sugeria que alguém enviasse tal brilhante, super optimista e irrealista estimativa a Manuel Ferreira Leite, para ela comentar e ficar a saber o que é realmente uma burlesca e surrealista fantasia orçamental, de uma Câmara Municipal do PSD. E já agora, para sua melhor avaliação, juntem-se os elementos históricos indicados no quadro acima apresentado (os valores referem-se a receitas) . Neste se mostra a chamada taxa de sucesso dos últimos anos, que mede a distância que vai entre o prometer e o fazer. Isto é : promete-se sistemáticamente 100 e depos faz-se 50. Como será possível acreditar na estimativa/promessa para o ano seguinte ?
Se à escala do Orçamento Geral do Estado se verificassem níveis de desempenho e de sucesso daquelas ordens de grandeza, Portugal já estaria sem crédito desde há muito, e porventura expulso da União Europeia do Euro.
(clicar na imagem para a aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?