<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 04, 2008

SOBRE O DESEMPENHO E OS RANKINGS DAS ESCOLAS (2)

Curioso, muito curioso e revelador, foi o que sucedeu com as notas dos exames de Matemática e de Português nas escolas da Figueira , ilustrado no quadro acima.
Na imensa generalidade dos casos, as notas internas (dadas pelos professores das escolas aos seus próprios alunos) são superiores às obtidas nos exames nacionais. Diferem às vezes 4 , 5 e 6 pontos.
Com o exame de Matemática deste ano, verificou-se o contrário : as notas obtidas nos exames nacionais, foram superiores às dadas internamente pelos professores. E as notas máximas obtidas foram :
- na Bernardino Machado : 19,5
- na Cristina Torres : 20,00
- na Joaquim de Carvalho : 19,8

No meu tempo de estudante do secundário, podiam-se contar pelos dedos de uma só mão, os alunos que, em todo o País, conseguiam tirar um 20 ( ou um 19,5 ) no exame de Matemática.

Em boa linguagem matemática, poderá dizer-se : “ quod erat demonstrandum “ . Os especialistas de pedagogia que pululam pelos corredores e gabinetes do Ministério da Educação, devem à opinião pública uma explicação plausível e racional para esta discrepância. Bem como a senhora Ministra.
(Clicar na imagem para a aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?