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terça-feira, novembro 11, 2008

SER OU NÃO SER AVALIADO...EIS A QUESTÃO

Apesar da contestação ao modelo de avaliação estar, aparentemente, estendida em grande escala às classe dos professores do ensino secundário público, há ainda na opinião pública uma dúvida : querem realmente ser avaliados, ou não ?
E se querem , poderiam dar umas dicas, ao menos, sobre como deverá ser construido esse tal modelo alternativo ?...

Umas quantas perguntas de quem, como eu, não está por dentro dos problemas ( que até acredito sejam muitos...) das escolas, no tocante à aplicação do modelo de avaliação legislado ( que até acredito que seja muito burocrático e excessivamente trabalhoso...) :

- nos estabelecimentos do ensino privado, há ou não há avaliação de professores?
- se há, que modelo utilizam?
- se há, que experiência têm com o uso desse modelo ?
- em Espanha, em França, na Holanda, na Dinamarca, na Finlândia, os professores das escolas públicas são ou não são avaliados?
- se são? que modelos usam?
- se são, e se esses modelos dão bons resultados nesses países europeus, porque carga de água um modelo semelhante não poderá funcionar em Portugal?...

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