<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, novembro 06, 2008

IRRESPONSABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL

Na sessão de hoje da Assembleia da República, um deputado do CDS-PP ( creio que a criatura se chama Helder Amaral) formulou ao Ministro das Finanças esta inteligente pergunta : “ existe ou não alguma instituição financeira com problemas de liquidez semelhantes às do BPN ? “. O Ministro respondeu, obviamente, que não.
O deputado fez um figuraço!...Atrapalhou o Ministro. Marcou pontos junto da liderança do seu partido. Talvez assim se não esqueçam dele quando formarem as listas de candidatos às próximas eleições legislativas...A formulação da pergunta revela porém uma lamentável e condenável irresponsabilidade. Política, e não só.
Se por acaso houvesse, ao fazer a pergunta, o que esperaria o deputado que o Ministro respondesse? ...Que sim, que havia? O deputado seria capaz de dar uma tal resposta, se acaso fosse ele o Ministro das Finanças interpelado?

Em qualquer governo, o Ministro das Finanças tem um papel dificil e delicado. Por muito que lhe custe, e por muito chocante que tal pareça a alguns falsos moralistas que se tomam por virgens impolutas, o Ministro das Finanças tem por vezes de não dizer a verdade. Como acontece por vezes com os médicos.
Nos idos da primeira metade dos anos 80, quando a inflacção atingia valores, hoje inimagináveis, de 25 a 30%, o Governo tinha por vezes de proceder a súbitas desvalorizações do escudo. Quando surgiam rumores, por entre os diligentes jornalistas que pululavam pelos corredores do poder, que o escudo poderia vir a ser desvalorizado, era certo e sabido que iam logo direitinhos perguntar ao Ministro das Finanças se o escudo ia de facto desvalorizar . Sempre o Ministro dizia que não, nem pensar ; negava categóricamente tais rumores. Em muitos casos , aconteceu que no dia seguinte, logo de manhã, era lido um comunicado do Governo anunciando que o escudo havia sido desvalorizado uns quantos por cento.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?