<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 05, 2008

RECORTES DO FIM DE SEMANA

“Para gente necessitada e outra nem tanto, para amigos políticos e para incorruptíveis plumitivos, para funcionários zelosos ou artistas da corda lá e foram distribuindo umas alegres casinhas em Lisboa.
Mas não há problema! Aqui está um assunto sobre o qual, apesar de a comunicação social ter gasto tanta tinta, nenhum partido falou. Se outras provas não houvesse, eis a evidência de que a imprensa livre – mais do que o pluripartidarismo – é a marca da qualidade de uma democracia. Nem Bloco de Esquerda, nem SDS, nem PCP, já para não falar dos costumeiros PSD e PS aos quais nada escapa.Silêncio total. Silêncio, provavelmente comprometido, pois não haverá partido ou bloco que não tenha o seu simpatizante ou amigo envolvido, seja na dávida seja na benesse”

(Henrique Monteiro, in EXPRESSO deste fm de semana)


“O escândalo “Lisboagate” já vem de longe e, ao que parece, Fernando Pessoa apenas criou os heterónimos para enganar a Câmara Municipal de Lisboa, e assim receber mais casas. Desta feita, Alberto Caeiro tinha um chalet no Campo Grande, Ricardo Reis tinha um apartamento em Campo de Ourique, Alvaro de Campos tinha uma casa de férias em Alverca e Bernardo Soares tinha uma moradia geminada em Alvalade. Mário de Sá Carneiro tentou o mesmo truque e criou o heterónimo Constantino Felisberto mas, falhando em enganar a autarquia, suicidou-se, envergonhado."

( in “ O Inimigo Público” de 6ª feira passada)


“Cada vez mais, através de associações sindicais ou profissionais, os juizes apreciam leis quando estas estão em fase de discussão na Assembleia da República. Dir-se-à que têm liberdade.Mas imagine-se que os deputados davam as suas opiniões sobre o modo como os juizes conduzem os julgamentos. Teriam a mesma liberdade? “

(in Editorial do EXPRESSO deste fim de semana)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?