<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 26, 2008

A NOVA PONTE DOS ARCOS

De regresso à Figueira da Foz, passei hoje pela primeira vez na nova ponte dos arcos, já depois da obra estar acabada, ao que pude depreender. A ponte ficou bonita, sim senhor . Ficou ainda com arcos, embora desta vez meramente decorativos e não resistentes como antes acontecia (1) .
Na ilha da Morraceira, ali ao lado, estava já a ser montada uma daquelas grandes tendas brancas usadas para festas. Deve ser para a festivaleira e sempre incontornável cerimónia de inauguração, que não podia faltar, não senhor. A qual vai certamente contar com grande número das igualmente incontornáveis personalidades políticas nacionais, regionais e locais. Algumas excelências governamentais irão estar presentes, transportadas todas em negras viaturas, consumindo um dia de trabalho, mas isso pouco interessa. Talvez venha o azougadao ministro Mário Lino, no seu sempre manifestado optimismo de que vai haver dinheiro para muitas obras públicas e para a construção de muito mais betão ; e se não houver, pede-se fiado e depois logo se vê. A mesma atitude do “depois logo se vê...” que foi e vai provavelmente continuar a ser a prática corrente neste nosso torrão lusitano, e nesta nossa animada paróquia da ex-rainha das suas praias. E o último a sair que apague a luz.
Pelo meio da festiva cerimónia, vai haver decerto uns comes-e-bebes, constituidos por uns quantos croquetes e uns sumos de laranja, o que fica sempre bem, pois as excelências nacionais, regionais e locais muito apreciam. E que aos senhores jornalistas dá muito jeito, pois assim papa-se e poupa-se um almoço, que os tempos vão dificeis.


(1) Os arcos estão pintados de vermelho-cobre. É pena não terem sido pintados com a cor clara da estrutura base da ponte. Vistos à distância, na curva a seguir à zona industrial ( para quem vem do sul) os arcos de vermelho-cobre diluem-se e esbatem-se contra o verde escuro das colinas do lado de Vila Verde, e praticamente só se nota que estão lá os arcos quando nos aproximamos mais junto da rotunda antes da ponte.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?