<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, setembro 22, 2008

DE COIMBRA PARA AVEIRO

A sede da Região de Turismo do Centro foi transferida de Coimbra para Aveiro. O Presidente da Câmara da Figueira não gostou. Acha que se deveria seguir a tradição e tudo continuar como tradicionalmente, ou seja, em Coimbra. Pela minha parte, e na minha qualidade de cidadão figueirense, concordo com a transferência. Ela significa e insere-se num processo de um redobrado reforço do eixo Figueira-Aveiro, em detrimento do tal tradicional eixo Figueira-Coimbra. De passagem , o novo eixo englobará também Cantanhede (com um crescente perfil de cidade virada à tecnologia e ao futuro) e Mira ( que em breve terá uma importante actividade no domínio da piscicultura).
Relativamente a Coimbra, Aveiro está mais virada ao futuro do que ao passado e à tradição, tem mais moderna e desempoeirada Universidade, tem melhor qualidade de vida, tem mentalidade mais aberta e liberal, tem agora mais fácil e mais rápido acesso rodoviário à Figueira, tem porto de mar como a Figueira ( complementando-se mutuamente), tem muita e mais poderosa actividade industrial. São todos aspectos com os quais a Figueira só terá a ganhar se procurar emular ou seguir os bons exemplos de Aveiro. E com Aveiro criar proveitosas sinergias.
Não vai ser por isso que a pequena e média burguesia de Coimbra e arredores deixará de vir à Figueira passar os fins de semana e metade do mês de Agosto, ajudando esta terra a manter a ilusão de que ainda é terra com vocação e potencial para o turismo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?