<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, setembro 05, 2008


AS PREVISÕES SOBRE O CLIMA

Nesta bela, chuvosa, ventosa e invernosa tarde de Verão, fico em casa a olhar pela janela a vala das Abadias, próxima do transbordo e da inundaçãoo do verde parque da Figueira da Foz. Quase apetece acender já a lareira. É também tempo de fazer um balanço.
Em Junho passado, como é ilustrado na fotografia acima, o PUBLICO noticiava com quase alarmante relevo: “ Previsões indicam tempo quente acima da média no Verão”. No corpo da notícia podiam ler-se previsões como esta:
“(...) o período destes 3 meses [Junho a Agosto] em Portugal continental será mais seco do que a média dos últimos 25 anos. Neste caso a região Norte do país será onde se poderá registar o Verão mais seco”.
Deve ter havido quem tivesse ficado alarmado. Pela minha parte, que já conheço “ o que a casa gasta”, fiquei apenas de pé atrás. Resolvi recortar a notícia e a foto que a acompanhava, para escrutínio ( coisa que em Portugal se faz muito pouco, relativamente a promessas eleitorais, por exemplo) ou para “registo da memória futura”, como se houve dizer por este País tão entretido agora com as aventuras, desventuras e poderes dos magistrados judiciais.
Temos assim que a alarmista previsão resultou em nada. Dá para eu continuar um pouco céptico (e de pé atrás...) relativamente aos muitos cientistas, jornalistas, meteorologistas e ambientalistas que frequentemente nos andam a metralhar com o anúncio da catástrofe iminente.
(Clicar na foto para a aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?