<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, julho 23, 2008

A TORRE ATLÂNTICO – R ... A MINHA OPINIÃO

Não gosto do estilo Dallas da nova reencarnação da torre Atlântico, na marginal da Figueira da Foz. A sua fachada mais parece a de um edifício de escritórios, dos muitos que agora pululam pela degradada paisagem urbana lisboeta.
A relação dos futuros e pupativos residentes com o ambiente da marginal, com o ar da praia e do oceano, até com a fresca brisa marítima, ficou completamente cortada com aquela grande fachada de vidro. Sem varandas onde, sentado num confortável cadeirão, me possa espreguiçar ao sol, aquilo não é sítio onde me agradasse alugar um quarto para disfrutar dos belos fins de tarde com pôr do sol, que a marginal da Figueira por vezes proporciona. Ali ao lado, tenho as belas varandas do Grande Hotel. Mais caro, é certo ; menos modernaço, com certeza. Mas bem mais apelativo para uma estadia na marginal da Figueira. Coisas de outros tempos, de outros interesses, de outras visões, de outras arquitecturas e arquitectos...
Para além disso, quero acreditar que tenha sido levado em devida conta a preocupação do consumo de energia eléctrica para funcionamento do ar condicionado, na concepção da grande parede de vidro virada a poente, apanhando com o sol em cheio a partir das 3 da tarde.
De qualquer forma, não custa reconhecer que entre o que estava antes, uma construção algo tosca e a ficar em ruinas, e o que lá fica agora, é obviamente preferível esta torre Atlantico-R. Escasso consolo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?