<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, julho 29, 2008

MÚSICAS E FOLCLORES

Com reduzido público, ao que leio, houve aqui na Figueira da Foz um muito pomposamente chamado 1º Encontro Internacional de Filarmónicas. Oito bandas eram cá do concelho, duas vieram da Galiza. De “internacional”, o encontro virou portanto “figueiro-galaico”.
Pelos vistos, houve muitos convites endereçados a bandas estrangeiras. Não vieram. Por falta de patrocínios. Por todo o lado os tempos estão dificeis, e não dá para alimentar muitas festas e foguetório, toda a gente deveria saber disso.
Mas haja fé. Para o ano, a festa ainda vai ser melhor, promete o Vereador das colectividades. Anuncia um encontro internacional de folclore, “com tantos ranchos estrangeiros como os do concelho que aderirem ao evento”. Como estes vão ser da ordem da dezena ou da dúzia, virão outros tantos do estrangeiro. Falta saber a que porta irão bater para arranjar os patrocínios. Depois “ logo se vê”...para usar uma saborosa expressão da cultura portuga.
Cá por mim, seria bem melhor pousar bem os pés na terra e deixar de ter a mania das grandezas. Um festival concelhio, com 8 bandas da terra, já animaria umas 3 ou 4 noites figueirenses, já para essas bandas era um bom estímulo e com certeza uma boa ajuda para as suas meritórias actividades.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?