<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 03, 2008




DUAS VISÕES SOBRE A ENERGIA...

Há uns meses atrás, rumei até Bilbao, para visitar o famoso museu Guggenheim. Por dentro dele andei umas duas horas de uma tarde soalheira. A meio da visita tive que sair um pouco até ao exterior para me aliviar das tonturas que a certa altura comecei a sentir, ao circular por entre tantos espaços de geometrias, linhas e planos encurvados.
À noite, voltei ao seu exterior. Pretendia admirar como seria toda aquela sinfonia de escamas de titânio feéricamente iluminada, como havia visto em algumas fotografias. Quando lá cheguei, dou com a enorme massa metálica ressaltando levemente da sombra da noite, meramente iluminada, aqui e além, por uns tantos focos de luz estratégicamente colocados.
Fiquei decepcionado. De volta ao hotel, perguntei porque não estava o museu iluminado. Ahhh...apenas ligavam a iluminação completa nos fins de semana e em dias de festa.

Dei comigo a cogitar com os meus botões. Chamem-lhes tolos...Mas estes bascos são uns pelintras...Lá na minha linda e rica terrinha, qual património mundial da Unesco, o grande e monumental areal, é sempre iluminado através de 4 altas torres, cada uma delas equipada com oito potentes holofotes, tipo estádio de futebol. Toda a noite (por vezes ainda nem sequer a noite caiu..), todas as noites, de verão e de inverno, chova ou faça bom tempo.
Deve ser porque não estamos a viver qualquer crise energética, a energia é um bem abundante e está barata, o povo é rico, o Município está em situação financeira folgada, e o contribuite é parvo...Só pode....
(Clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?