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terça-feira, junho 24, 2008

RESULTADOS COM BATOTA E A QUALIDADE DO ENSINO...

À saída dos exames de Matemática do 12º ano, a RTP1 entrevistou alguns dos estudantes. Quase todos tinham a sinceridade de reconhecer que o exame havia sido bastante fácil.
Sem papas na língua, uma jovem chegou mesmo a declarar que “ a Ministra quer é resultados...” , o que explicaria a facilidade do exame. A Sociedade Portuguesa de Matemática já se manifestou também indignada, não apenas com a facilidade do exame, mas com a onda de propensão facilitista reinante pelos corredores do Ministério e pelos gabinetes da senhora Ministra. Este ano, os alunos tiveram meia hora mais para completar o exame, o que deu decerto deu mais uma boa ajuda para a melhoria dos resultados
Daqui a umas semanas, feito o balanço dos exames, vão ser sensacionais os resultados conseguidos pela Ministra e, por via dela, pelo Primeiro-Ministro, em matéria do sucesso escolar. As notas e os números de aprovações serão 10, 15 ou 20 por cento superiores ao tempo em que esta Ministra iniciou funções. Portugal irá melhorar muito a sua posição nas estatísticas e comparações internacionais. Louvemos portanto a grandiosa vitória conseguida e adoremos os seus autores.
Os resultados terão todavia sido conseguidos com batota muito feia, é bem verdade. Mas pouco importa. Não abonará em nada a favor da seriedade e honestidade intelectual dos que vão querer dela tirar louros e dividendos políticos, mas isso também pouco importa. Afinal o que é necessário é enganar os parvos e nos enganarmos a nós próprios. Assim estaremos felizes e voltaremos a votar em José Sócrates...

A história já é antiga . Mas mesmo em registo de divertida caricatura, serve para espelhar o estado a que terão chegado a qualidade e o grau de exigência do nosso ensino. Aqui vai ela.

Ensino nos anos 50/60
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100 $00 .
As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço da venda.
Qual foi o seu lucro?

Ensino tradicional – Anos 70
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100 $00.
As suas despesas foram iguais a 4 / 5 do preço de venda , ou seja, foram de 80$00 .
Qual foi o seu lucro ?

Ensino moderno – Anos 70
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas.
O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1 $00.
Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto . O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M .
Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro .

Ensino renovado – 1980
Um agricultor vendeu um saco de batats por 100 $00.
Os custos de produção elevam-se a 80 $00 e o lucro é de 20 $00.
Trabalho a realizar:
Sublinha a palavra “batatas” e discute-a com o teu colega de carteira

Ensino Reformado - 1999
Um kampunes reçebeu um çubssidio de 50 $00 para pordusir um çaco de batatas o qual vendeo por 100 $00 e gastou 80$00.
Analiza o teisto de iserçicio, discutio kom o kulega do ládo, e em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser .

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