<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, junho 25, 2008



FALAR CLARO , COM PUDOR, E SEM CALCULISMOS

Manuela Ferreira Leite faria bem em ter um pouco mais de pudor ao criticar, da maneira como o fez, aquilo que designa como os mega investimentos em infra-estruturas anunciados pelo actual Governo, nomeadamento os chamados TGV’s . Ela foi importante ministra do Governo de Durão Barroso, o qual, em Novembro de 2003, veio a uma muito mediatizada cimeira ibérica na Figueira da Foz encontrar-se com o então líder do Governo espanhol, comprometendo-se com a construção não com uma linha de TGV, mas de nada mais nada menos que 4-ligações-4 de TGV a Espanha (Nota 1). Tambem Morais Sarmento era ministro na altura, e deveria ter igualmente um pouco de pudor antes de dizer o que diz.
Os tempos mudaram, e as condições sócio-económicas são agora diferentes? É possível. Em todo o caso, a situação de desequilibrio das contas do Estado é agora bem melhor do que a existente após o despesista governo de António Guterres e durante o ineficaz governo de Durão Barroso, com Manuel Ferreira Leite como Ministra das Finanças. Manuela Ferreira Leite cometeu um erro ao dar o seu acordo a tão megalómano plano de investimento ferroviário?. Muito bem, um engano qualquer um comete. Então que o diga e faça acto de contrição.

A linha de argumentação de que não se fará nenhum TGV enquanto houver criancinhas com fome nas escolas é próxima do populismo fácil. Acredito que Durão Barroso, agora com responsabilidades políticas europeias, se envergonhe de a ter usado. Mas não esperaria agora de Manuela Ferreira Leite tais expressões populistas, próxima das quais estará essa outra, por ela usada, de que “ o social está agora no topo das prioridades”.

O Ministro Mário Lino ( por quem ailiás não nutro especial simpatia ) tem por isso razão quando interpela a líder do PSD : “Talvez fosse bom que a Dra. Ferreira Leite esclarecesse os portugueses sobre quais são os investimentos que ela acha supérfluos”. Seria da mais elementar boa fé política, e daria a tal credibilidade que tem faltado ao PSD, se Manuela Ferreira Leite respondesse e clarificasse sem ambiguidades.

Se a pergunta me fosse dirigida, eu responderia, sem calculismos : no tocante aos chamados mega investimentos, comece-se a construir o novo aeroporto e instale-se o TGV entre Lisboa e a fronteira espanhola. O actual aeroporto da Portela está a rebentar pelas costuras e, no mínimo, é bloqueador do desenvolvimento de parte do país na actividade turística. O TGV para Madrid tem justificação estratégica, e poderá ser uma excelente alternativa às demoradas ligações aéreas entre os centros das duas capitais, muito mais consumidoras de combustível, o que, nos tempos de petróleo caro, que aí já estão, será muito importante.
O resto, os TGV’s Lisboa-Porto , e Porto-Vigo, deixe-se para depois, quando formos menos pobres e tivermos um pouco mais de recursos. Vai havendo alternativas para eles, e a sua construção iria sair caríssima e muito problemática tendo em conta as condições geográficas, orográficas e de povoamento dos territórios a atravessar.

Nota 1 : Convirá recordar o que na altura foi noticiado no PUBLICO :

Os chefes de Governo de Portugal e Espanha realçaram ainda que a definição e calendarização dos Transportes de Alta Velocidade (TAV) constituiu um dos resultados "mais importantes" da cimeira.
No encontro ficou decidida a construção de quatro corredores, que irão ligar Porto-Vigo, Aveiro-Salamanca, Lisboa-Madrid e Faro-Huelva. O desenvolvimento temporal das referidas conexões será feito de forma faseada, seguindo um calendário estabelecido: 2010 para a ligação Lisboa-Madrid, 2009 para a ligação Porto-Vigo, 2015 para o corredor Aveiro-Salamanca, sendo que o traçado Faro-Huelva será planeado em função dos resultados dos estudos a desenvolver, por forma a que esteja concluída antes de 2018.No que respeita aos traçados Lisboa-Madrid e Porto-Madrid, ficou decidido que o percurso não demorar mais do que 02h45 horas
.

Nota 2:
As fotos acima são da famosa cimeira da Figueira da Foz. Na qual também marcou presença Manuela Ferreira Leite, numa das fotos a ser elegantemente saudada pelo Presidente da Câmara...

(Clicar nas imagens para as aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?