<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, maio 27, 2008

REFLEXÃO E ACÇÃO

Hoje de manhã ouvi ser noticiado que o Diário de Notícias publicava um artigo de opinião de Mário Soares sobre a grave crise económica e social que Portugal irá atravessar. Digo irá, porque a fase aguda da verdadeira crise ainda mal começou. A procissão ainda vai no adro.
Fiquei na expectativa, e corri a lê-lo. Esperava nele encontrar algumas dicas, propostas de linhas de rumo, sugestões de medidas a tomar no imediato e no médio prazo, ainda que porventura ao jeito de tantos “treinadores de bancada” que por aí se vão lendo e ouvindo.
Mas não. Num registo de “ eu bem disse, eu bem avisei...” , característico de quem se julga sempre com razão, juntando pelo meio uma mais que justa condenação da “riqueza ostensiva e muitas vezes inexplicável”, talvez dirigida a alguma nomenclatura “ jetessética” com a qual gosta de conviver, o autor limita-e , ao fim e ao cabo, a “ sugerir ao PS e aos seus responsáveis”...uma reflexão profunda. Por aí se fica, pela sugestão da reflexão.
É pouco. É muito pouco para quem já foi Primeiro-Ministro de um governo que teve de enfrentar muitas manifestações recheadas de bandeiras negras, e que foi Presidente da República durante 10 anos. Ora bolas...Sugestões para que se façam reflexões também sou capaz de fazer.
Para além disso, quase sugere que a Assembleia da República, na sequência de uma piedosa petição promovida pela Comissão Justiça e Paz, aprove uma Lei que “ considere a pobreza uma violação dos Direitos Humanos “. E pronto..acrescento eu. Com esta nova Lei, o problema da pobreza ficava resolvido. Quem se julgasse ou tomasse como pobre, colocava num tribunal uma providência cautelar, e logo uma cornucópia de riqueza seria derramada sobre ele.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?