<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, maio 08, 2008




OS PLANOS ESTRATÉGICOS , A HABITAÇÃO E O ARRENDAMENTO

Está a ser anunciado um novo plano estratégico. Lá planos não faltam. Desta feita é sobre habitação. Entre autarquias e administração central, devem haver por aí umas boas centenas de planos estratégicos. Aqui pela Figueira da Foz já têm sido encomendados e apresentados alguns.
Foi necessário um estudo “científico”, um livro branco, ou lá o que se chame, laboriosamente feito por um “grupo inter-disciplinar” ( como agora se diz) de sábios ou de consultores, certamente muito bem pagos, para se chegar à conclusão de que se deve muito mais apostar na reabilitação de prédios, e muito menos na construção de novas habitações? . Não será esta uma conclusão que há muito entrava pelos olhos dentro de mais prosaico cidadão dotado de um mínimo de bom senso?

Como no resto da economia, o mercado de arrendamento funciona através da celebração de contratos. Havendo, numa das partes contratantes, uma sistemática desconfiança quanto à garantia de que os contratos virão a ser cumpridos, e de que, não o sendo, a Justiça intervem com eficiência e celeridade, essa parte contratante do lado da oferta ( dos bens ou serviços) acautela-se, retrai-se ou, mais gravemente, suspende a oferta.
O que nos remete, imediatamente e mais uma vez, para o sistema judicial português como um dos factores mais bloqueadores do esforço destinado a retirar Portugal do seu comatoso estado de sub-desenvolvimento, por muito que queira fazer figura de novo-rico.
Medidas e incentivos fiscais, como as agora anunciadas, ou penalizações como as já existentes em sede do imposto municipal IMI, poderão dar uma pequena ajuda. Mas será querer curar um cancro com aspirinas.
Nas fotos acima ilustra-se o estado em que se encontram muitos prédios do Bairro Novo, na Figueira da Foz. Muitos mais exemplos poderiam ser apresentados, a começar pelo Castelo Engº Silva, propriedade do Município, está em situação de pre-derrocada. O prédio da 1ª foto está naquele estado, aparentemente com obras em curso de recuperação e reabilitação, há já vários meses...
(Clicar nas imagens para as aumentar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?