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quarta-feira, abril 16, 2008


NEGÓCIOS DE HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

Será por às vezes andar muito distraido, mas eu até pensava que o Paço de Maiorca já estava restaurado e prestes a iniciar actividade no domínio do negócio da hotelaria e restauração. Tenho vagamente a ideia que tal já havia sido anunciado como iminente, vai para uns anos.
Soube ontem, pela imprensa regional, que foi agora constituida uma empresa ( uma parceria publico-privada, como modernamente soi dizer-se ...) para a exploração do Paço de Maiorca , património municipal, como unidade hoteleira . Chama-se, ou vai chamar-se, Sociedade Paço Maiorca (SPM) . São seus accionistas , o grupo coimbrão Quinta das Lágrimas (QdL), e a subsidio-dependente Figueira Grande Turismo (FGT), empresa municipal.
Segundo a notícia :
- a QdL fica com 80% do capital e a FGT com 20% ;
- no final do prazo de 15 anos, o imóvel reverte para a autarquia;
- para que o negócio de hotelaria e restauração tenha lugar, tornam-se necessárias obras no Paço de Maiorca implicando um “investimento” de 6 milhões de euros;
- para estes 6 milhões de euros, a FGT , empresa municipal, entra com 5 milhões e o parceiro privado, a QdL, entra com um milhão, em ambos os casos obtidos por empréstimos contraidos com a banca.

Há aqui alguns aspectos que escapam completamente ao meu entendimento :
- então o imóvel não pertence já à autarquia? Como é que reverte no final do período de 15 anos?
- então a QdL, com 80% do capital da SPM, vai buscar à banca 1 milhão, enquanto a FGT, com 20% do capital, vai ter de ir buscar à banca 5 milhões ?

Que me recorde, não conheço nenhum caso de dinheiros públicos directamente investidos no negócio e na actividade da hotelaria e da restauração. Pode ser que haja, mas desconheço. Da última vez que algo de semelhante aconteceu, foi nos tempos heroicos do PREC, quando até foram nacionalizadas pensões e lavandarias. De resto, creio ser de aceitação generalizada que não é vocação nem missão das Camaras Municipais, ou de outras organizações directamente delas dependentes, envolverem-se directamente nos negócios da hotelaria e da restauração.
O que o Município poderia e deveria fazer, isso sim, com toda a legitimidade, era dar de concessão um activo do seu património municipal a um privado. Para ser ele a explorar o negócio e a actividade de hotelaria, correndo por conta dele, naturalmente, todo o risco desse negócio, que sempre existe numa economia de mercado. Muito mais exótico e arriscado será que, ainda por cima, o Município se vá endividar ainda mais ( pois a FGT é uma empresa municipal, ou não será?) para entrar nesse arriscado negócio. Duvido mesmo muito que tal endividamento adicional seja permitido pela actual Lei das Finanças Locais.

Quero crer que hajam sido feitos, pelos dois accionistas, um estudo de mercado, um estudo de viabilidade económica do negócio, uma adequada análise do seu risco, e uma realista avaliação da possibilidade de retorno de todo o capital investido. Não sei. Pela minha parte, apenas me posso pronunciar recorrendo à minha intuição e à análise das minhas próprias expectativas. Só poderei assegurar uma coisa : se me viessem oferecer um lote de acções da Sociedade Paço de Maiorca correspondente a 1% do seu capital, não daria nem um euro por ele.
Caso haja, administradores da FGT, ou membros da Câmara Municipal, que tenham verdadeira fé na atractividade e na bondade do negócio, então talvez se lhes pudesse pedir para subscreverem, do seu próprio bolso, uma parte significativa do capital da Sociedade Paço de Maiorca.

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