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domingo, março 02, 2008

O SUCESSO ESCOLAR

A imprensa de hoje publica estatísticas animadoras sobre a qualidade do ensino público e o sucesso escolar. A taxa de retenção e desistência do ensino básico ( vulgo percentagem de chumbos no antigo 5º ano do Liceu...) terá evoluido nos últimos anos da seguinte forma :

- 2004/2005 : 11,5 %
- 2005/2006 : 10,6%
- 2006/2007 : 10,0%

Segundo as mesmas estatísticas, a taxa de chumbos no 1º ciclo do ensino básico ( vulgo antiga 4ª classe), terá evoluido assim :

- 2004/2005 : 5,2 %
- 2005/2006 : 4,3 %
- 2006/2007 : 3,9 %

Seria para se ficar contente e se felicitar o Ministério da Educação e os professores. Não fora uma dúvida que assalta o meu espírito. A qual é a de saber se tal redução se ficará ou não a dever a um eventual abaixamento médio dos níveis de exigências tendencialmente aplicadas pelos professores na avaliação final dos conhecimentos dos alunos . Ou dito de outro modo, a um aumento médio de facilitismo e “generosidade” dos critérios de avaliação, para os professores não se chatearem muito, e para que não os chateiem muito. Tanto mais que, não havendo exames nacionais no final do mesmo ensino básico, ou do seu 1º ciclo, os níveis de exigência de avaliação ficam a critério dos próprios professores que são responsáveis pelo ensino das matérias.
Bem gostaria de estar absolutamente seguro de não ser essa a explicação. Mas compreende-se que, conhecendo o que a casa gasta, eu tenha essa dúvida.

Após o 12º ano há exames nacionais, e portanto aquela dúvida sobre uma possível variância de critérios, não será de considerar. Os valores das “taxas de chumbo” nos exames do 12º ano variaram da seguinte forma :

- 2004/2005 : 49,1 %
- 2005/2006 : 46,5 %
- 2006/2007 : 36,7 %

Aparentemente, há também uma acentuada melhoria. Faltará confirmar se a mesma não se pode dever igualmente a um abaixamento da dificuldade dos exames nacionais. O que um estudo comparativo, feito por uma entidade acreditada para o efeito, poderá confirmar ou não.
E se não confirmar...óptimo!...Estaremos mesmo perante um caso de melhoria do sucesso escolar, confirmando-se o optimismo e a auto-satisfação da Ministra da Educação...

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