<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, março 06, 2008

ÁGUA LIGEIRAMENTE SECA...

Poderá ser-se firme, determinado, quase obstinado, sem se correr o risco de ser acusado de ser autocrático e do pecado da soberba ? Talvez, mas não é nada fácil . Menos difícil, é certo, do que pedir água ligeiramente seca ou gelo levemente aquecido.
Como muita gente mais, irrita-me frequentemente o estilo e a forma como o Primeiro-Ministro fala em público, auto-elogiando-se arrogantemente do alto de uma tribuna ou de um púlpito, como por exemplo no Parlamento.
Preferiria um José Sócrates ligeiramente “aguterrado”, no sentido de, mantendo a sua firmeza e a sua determinação, o fazer com um toque da bonomia que caracterizava António Guterres.
Mas cada um é como é. Ao procurar “aguterrar-se”, forçando e torcendo a sua própria natureza pessoal, José Sócrates certamente perderia muita da sua genuina firmeza e determinação. E estas são mesmo indispensáveis para levar até ao fim as reformas que foram iniciadas, e para muitas mais que ainda é necessário realizar. Contra interesses corporativos, mentalidades resignadas, vícios atávicos, interesses instalados, fantasmas obscurantistas.
E entre a firmeza arrogante de José Sócrates, e a bonomia vacilante e gelatinosa de António Guterres, prefiro a primeira à segunda . Sem quaisquer dúvidas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?