<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

A REMUNERAÇÃO DO GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL

Por várias vezes tenho lido e ouvido que a remuneração do Governador do Banco de Portugal (BP) é superior, em termos absolutos, à do Presidente da Reserva Federal (FED) dos Estados Unidos.
Que eu me tivesse apercebido, não houve, nem na vida política, nem na comunicação social, quem tivesse pegado a sério no assunto, procurando esclarecer aquelas disparidades e as suas possíveis razões, se as houver. E era muito importante que a opinião pública fosse esclarecida.
Ontem, num debate realizado na Assembleia da República, o Ministro das Finanças foi directamente interpelado por um deputado do PCP.
Afirmou este que a remuneração do Governador do BP era três a quatro vezes superior à do Presidente da FED. E que, em termos relativos, a remuneração do Governador do BP equivalia a 20 vezes o salário médio português, enquanto a remuneração do Presidente da FED correspondia a 4,5 vezes o salário médio nos EUA .
O Ministro das Finanças não respondeu nem comentou, o que tomei como confirmação tácita daquelas espantosas disparidades.
E não haverá quem as corrija? E não há, na comunicação social, ou no seio do Partido Socialista, quem pegue concretamente no assunto, mordendo-o sem o largar, e denuncie aquele escandalo?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?