<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 26, 2008

PARA DEBATE....

Seria bem melhor que “As Novas Fronteiras”, em vez de serem assim uma espécie de comícios para propaganda e para exercícios de auto satisfação do Primeiro-Ministro, fossem verdadeiros espaços de debate ( onde se esperariam as intervenções dos “alegristas”, que seriam muito benvindas...) nos quais um dos temas poderia ser a “Modernização de esquerda”.
É este precisamente o título de um artigo de opinião de Vital Moreira, no PUBLICO de hoje, que bem poderia constituir uma tese a lançar a debate e à discussão nas tais “Novas Fronteiras”. E que, pela minha parte, subscreveria. Dele respigo a parte final :
“Por isso, a modernização do Estado social sob um ponto de vista de esquerda não é somente uma luta contra a direita, particularmente a de extracção neoliberal, que decretou a sua extinção. É também uma luta contra o conservadorismo da esquerda tradicional, que esquece que sem uma profunda reforma, que melhore o seu desempenho e racionalize os seus custos, o Estado social caminharia para a inexorável degradação e para a sua insustentabilidade, primeiro financeira e depois política”

This page is powered by Blogger. Isn't yours?