<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 12, 2008

FUTEBOL EM 2018

Penso que o futebol tem um peso escandalosamente excessivo na vida nacional e na atenção dos media . Sou incapaz de estar mais de 10 minutos a ver um jogo de futebol na TV. Há mais de duas décadas que não entro num estádio. A meu ver, foi quase criminoso o disparate de espatifar dinheiro e recursos na construção de 10 estádios de futebol para o Europeu de 2004, quase todos eles agora transformados em caríssimos elefantes brancos ( no que o actual Primeiro-Ministro teve muitas culpas no cartório, será bom recordar...), sem que da enorme despesa feita tenha havido retorno que se visse (Nota 1)

Isto dito, considero que a hipótese de Portugal, em parceria com a Espanha, se candidatar à organização do Mundial de 2018, deveria ser encarada, merecendo pelo menos que sobre ela se faça um balanço benefício-custo. Se, do lado dos custos, nada houver a considerar para a construção ou remodelação dos estádios já existentes, e se houver uma boa e justa distribuição dos custos operacionais entre Portugal e Espanha, tenho um palpite que a realização do Mundial de 2018 na península ibérica poderia/poderá ser um bom negócio, para ambos os países.

Nota 1- Lembremos apenas, por exemplo, os 5 milhões de euros “evaporados” na famosa campanha da Lusitânia, lançada na zona centro a propósito do Euro 2004, e de que ainda valerá a pena determinar a responsabilidade, política, pelo menos...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?