<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 18, 2008

PRUDÊNCIA E DISCRIÇÃO NA ACTIVIDADE BANCÁRIA

Vitor Constâncio vai hoje ao Parlamento prestar contas da intervenção do Banco de Portugal (BP) na recente crise do BCP. Fez bem e foi prudente em aceitar só ir depois de realizada a Assembleia Geral do banco privado, depois de assentar um pouco a poeira levantada.
Verdadeiramente irresponsável teria sido se houvesse ido antes, assim como a tentar apagar o fogo com gasolina, cedendo à berraria de certos sectores do PSD, em especial do seu líder. Os quais mais pareciam estar interessados, no caso em apreço, numa estratégia de quanto pior melhor.

Para uma mais sensata avaliação do desempenho do BP em toda esta história, convirá, além do mais, atentar ao que escreve Alan Greenspan, que foi presidente da Reserva Federal dos EUA durante 18 anos, num seu livro recentemente publicado em Portugal, e citado por Nicolau Santos numa crónica publicada no EXPRESSO de há dias :

“Por muito que alguns reguladores da banca se esforcem por promover o exercicio saudável da actividade, é muito dificil descobrir uma fraude ou um desfalque sem que alguem tenha dado o alerta”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?