<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, dezembro 20, 2007

O que disse Cavaco
....quando soube que Barroso ia para Bruxelas
...segundo o testemunho pessoal de Maria João Avillez, hoje publicado no Diário Económico
Na noite de 21 Junho de 2004 – cinco dias antes de o país ser oficialmente informado de que a Comissão Europeia teria um novo presidente chamado José Manuel Durão Barroso –, Cavaco Silva soube, quase por acaso, da inopinada partida de Durão para Bruxelas.
E ficou branco como a cal. Jantando com ele nessa noite em casa de amigos comuns, pude testemunhar o grau de total ignorância em que se encontrava o antigo primeiro-ministro sobre os ideais europeus do seu antigo pupilo. “Mas isso significa entregar o país a Santana Lopes e a Paulo Portas...!” exclamara Cavaco Silva logo após um dos presentes – informado da notícia, via Bruxelas, nessa mesma tarde – ter lançado para o ar do jardim onde se jantava, a bomba atómica da partida de Durão Barroso.
A estranheza de Cavaco era total, a aflição, pior. Saiu dali subitamente envelhecido: Portugal naquelas mãos? Como sempre era o país que o interpelava.
Nem por um minuto pensou no seu partido, mas ter- -se-á talvez lembrado de Sá Carneiro que também costumava dizer “primeiro o país, depois o Governo, só depois o partido”.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?