<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, dezembro 10, 2007


O ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2008 - 5

Quando hoje, na sessão camarária, se discutiam variações de verbas, falava-se que isto aumentava de tantos por cento, aquilo aumentava de outros tantos por cento e por aí fora.
Só que as comparações se faziam entre os valores orçamentados/estimados no orçamento de 2007, com os valores agora “orçamentados” para 2008. O que é verdadeiramente surrealista. Está-se a comparar a fantasia de 2008 com a ficção de 2007 .Comparação que será, ela própria, uma fantasiosa ficção.
Tal como se faz quando da apreciação do Orçamento Geral do Estado, na Assembleia da República, devem ser comparados valores realmente verificados na execução orçamental de 2007, disponíveis no final de Outubro, e anualizados por criteriosa extrapolação, com os valores estimados no Orçamento para 2008. Só assim se poderá avaliar do realismo e do bom senso das estimativas feitas para o próximo ano.
De resto, era também assim que se fazia na Câmara Municipal da Figueira da Foz, no início dos anos oitenta, como se ilustra com a foto acima apresentada.
(clicar na imagem para a ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?