<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, dezembro 11, 2007

O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO

1.
O anúncio hoje feito pelo Primeiro-Ministro sobre o novo regime de gestão das escolas secundárias, é manifestamente uma boa notícia, de aplaudir.
Se, nas suas linhas gerais, a proposta do Governo corresponde às linhas gerais de um projecto há tempos apresentado pelo PSD, creio que isso é muito pouco relevante . O que importa, isso sim, é que com o novo regime proposto haverá condições para uma melhor e mais forte liderança na direcção de cada escola. A liderança do seu Director, o qual será responsável por prestar contas não apenas aos seus colegas professores, mas sobretudo perante a comunidade local.

2.
Também ao meu espírito acorrem algumas dúvidas quanto ao chamado sucesso do programa “Novas Oportunidades”.
Com efeito, gato escaldado de água quente tem medo. Recordo-me ainda da rebalbaria que foram os muitos programas de formação, usando à tripa forra fundos comunitários, ao longo dos anos 90. Por isso creio ser legítimo questionar como é que um formando, mesmo com larga experiência profissional adquirida na vida prática, pode, em escassos três ou quatro meses, a partir de um prévio currículo escolar do 9º ano, aparecer arvorado com um diploma equivalente ao 12º ano.
Além disso, talvez este meu cepticismo esteja muito condicionado pelo receio de poder haver casos de algum modo semelhantes aos das licenciaturas fáceis e rápidas obtidas na defunta Universidade Independente...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?