<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 25, 2007



UNIVERSIDADES, RANKINGS E ÁGUA BENTA

Com um triunfalismo algo provinciano, o diário As Beiras de anteontem noticiava, na sua página 25, que “ A Universidade de Coimbra (UC) reforça a sua liderança entre as universidades portuguesas(...) “ . No mesmo tom, já noticiava também o Jornal de Negócios de terça-feira última, que “Coimbra mantem liderança entre as universidades”. E ainda com idêntico registo, a bombástica notícia foi dada várias vezes ontem na SIC e na SIC Notícias. Pelos vistos a Universidade de Coimbra está a trabalhar intensamente a sua imagem e deve ter contratado para o efeito uma eficientíssima agência-empresa de comunicação, do tipo daquela que trabalhou para a vitória de Filipe Meneses, durante as últimas eleições internas no PSD.
Para fundamentar as triunfalistas notícias, os dois orgãos de imprensa e a SIC citavam um estudo designado por “World University Rankings”, publicado no jornal britânico “The Times”.

Ora isto de rankings, quando se começam a fazer comparações entre instituições tão variadas e de tão variada origem, desde os “States” ao BanglaDesh, é como a presunção e a água benta : cada um toma a que quer.
Assim, neste outro estudo, a Universidade do Porto (UP) é a portuguesa melhor posicionada, no lugar 261 ( 96ª a nível europeu). A Universidade Técnica de Lisboa (UTL) aparece na posição 366, e a de Coimbra (UC) na 388. (Nota 1). Nenhuma das posições é porém de molde a dever-nos deixar muito babados de patriótico orgulho .
Já em 2005 as posições relativas das 3 universidades referidas eram semelhantes, como se pode verificar nesta reconfortante declaração de um vice-reitor da Universidade de Coimbra.

Mais outro ranking é este, organizado pela Shangai Jiao Tong University, no qual a Universidade de Lisboa aparece listada entre as posições 403 e 510, tal qual acontece com a Universidade do Porto. A UC não está neste intervalo, nem em nenhum superior. Leia-se a propósito esta comunicação provinda da UP.
A Universidade de Lisboa surje antes da do Porto, porque entre as posições 400 e 500, as universidades são listadas ....por ordem alfabética.

Nota 1- Ja agora, notem alguns antiamericanos primários, contumazes, putativos admiradores de Hugo Chavez, e que dizem ser os americanos um povo de broncos e de gente sem cultura : das primeiras 40 universidades listadas neste estudo, 37 são norte-americanas, 2 são canadianas, e uma é inglesa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?