terça-feira, novembro 06, 2007
OS BENEFÍCIOS DAS ESTATÍSTICAS - 2
Há quem não goste da designação de ranking aplicada às escolas secundárias.
Poderá então chamar-se à coisa “ listagem ordenada das médias das classificações”.
Vem a dar exactamente no mesmo.
Não valerá a pena insistir muito na afirmação de que a posição de uma dada escola nos rankings recentemente divulgados está directamente relacionada com o nível sócio-económico-cultural das famílias dos respectivos alunos. Trata-se de uma verdade do senhor de La Pallice..
Mas existirá somente essa relação?
Há quem não goste da designação de ranking aplicada às escolas secundárias.
Poderá então chamar-se à coisa “ listagem ordenada das médias das classificações”.
Vem a dar exactamente no mesmo.
Não valerá a pena insistir muito na afirmação de que a posição de uma dada escola nos rankings recentemente divulgados está directamente relacionada com o nível sócio-económico-cultural das famílias dos respectivos alunos. Trata-se de uma verdade do senhor de La Pallice..
Mas existirá somente essa relação?
O desempenho, o sucesso ou insucesso de uma escola, e a sua posição no ranking não dependerão de outros factores ? Certamente que dependem.
Factores internos, poderemos chamar-lhes, que também são determinantes.
Factores internos, poderemos chamar-lhes, que também são determinantes.
Como por exemplo : o profissionalismo e a estabilidade do corpo docente; a escala da existência de uma cultura de exigência, de rigor e de anti-facilitismo; a qualidade do desempenho do Conselho Directivo; o carisma e a capacidade de liderança do seu Presidente; o empenhamento e a dedicação dos professores; a taxa de absentismo dos professores; a taxa de absentismo dos alunos; o clima de disciplina e de segurança; o estado de conservação das instalações.
Muitos destes factores são objectiváveis e podem ser numéricamente traduzidos em racios, estatísticas e indicadores . Os quais poderiam e deveriam ser divulgados pela comunidade envolvente. A fim de permitir comparações e competição, sim senhor.