<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, novembro 14, 2007

IDEIA ESDRÚXULA

A ideia do Ministro das Obras Públicas, aparentemente já posta em prática, de transformar a Estradas de Portugal numa empresa SA ( embora de capitais públicos), com concessão até às 24 horas do dia 31 de Dezembro de 2099 ( espero estar vivo para ver...) parece-me verdadeiramente esdrúxula.
A mirabolância vai até ao ponto de ficar previsto que a EP-SA poderá ser multada se não conseguir reduzir a sinistralidade de não sei quantos por cento até dois mil e não sei quantos.
Para o que, sou eu agora a imaginar, a EP-SA deverá decerto ter de arranjar um Corpo Especial de Polícia, que será também uma SA, o CEP-SA...destinado a fiscalizar e multar os condutores circulantes pelas suas “estradas”, os seus activos. Estes, poderão servir para dar como garantias hipotecárias para empréstimos a contrair, por exemplo, na Caixa Geral de Depósitos....Isto sim, seria imaginosa engenharia financeira!...

Depois, talvez seja tambem necessário uma empresa para fazer a conservação daqueles activos da EP-SA . Poderá chamar-se Manutenção das Estradas de Portugal , MEP-SA .
E para que fique tudo muito bem organizado, será melhor arranjar-se uma holding para abranger aquelas SA’s , e ainda uma outra SA, a Estradas de Portugal Investimentos, EPI-SA.
Todas aquelas empresas SA, incluindo a holding, necessitarão obviamente de Conselhos de Administração . Cá por mim, anuncio desde já que sou candidato a um deles, pelo menos. De preferência ao da holding. Caso me saisse na rifa uma tão apetitosa sinecura, tratava logo de mandar comprar um carro topo de gama, preto, cá para o zeca se deslocar. Com motorista, claro. Mas por favor, que não seja só lá para 2070 ou 2080...Lá para 2040 ou 2050, estaria bem.

Ninguém ainda se lembrou de perguntar ao Sr.Ministro se há algum país da União Europeia no qual uma solução tão estrambólica tenha sido aplicada?
FF 10:00 horas

This page is powered by Blogger. Isn't yours?