sábado, novembro 03, 2007
COMPARAR COISAS COMPARÁVEIS ...
Aqui há uns dias, os responsáveis pelo Ministério da Educação (ME) mostravam-se entusiasmados e triunfalistas, proclamando ter havido uma nítida melhoria nos resultados dos exames de Matemática do ensino secundário, nos últimos 2 anos.
Levavam o seu entusiasmo mesmo ao ponto de assegurar que tal melhoria ia a crédito do trabalho desenvolvido pelo próprio ME.
Seria óptimo que assim fosse. Gostaria imenso poder acreditar, sem dúvidas, que assim havia sido.
Mas também neste caso os números e as estatísticas devem ser analisadas com prudência e competência.
Pela minha parte, ficaria mais convencido e satisfeito se me fosse assegurado e demonstrado que a melhoria das classificações nos exames a Matemática não se fica a dever, de modo algum, à eventual circunstância dos exames dos últimos anos terem sido mais fáceis.
Aqui há uns dias, os responsáveis pelo Ministério da Educação (ME) mostravam-se entusiasmados e triunfalistas, proclamando ter havido uma nítida melhoria nos resultados dos exames de Matemática do ensino secundário, nos últimos 2 anos.
Levavam o seu entusiasmo mesmo ao ponto de assegurar que tal melhoria ia a crédito do trabalho desenvolvido pelo próprio ME.
Seria óptimo que assim fosse. Gostaria imenso poder acreditar, sem dúvidas, que assim havia sido.
Mas também neste caso os números e as estatísticas devem ser analisadas com prudência e competência.
Pela minha parte, ficaria mais convencido e satisfeito se me fosse assegurado e demonstrado que a melhoria das classificações nos exames a Matemática não se fica a dever, de modo algum, à eventual circunstância dos exames dos últimos anos terem sido mais fáceis.