<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, outubro 19, 2007

O TRATADO DE LISBOA
O acordo ontem alcançado na cimeira de Lisboa é um passo importante para melhorar e agilizar a governação da União Europeia.
Ainda que seja só por isso, ficamos a ganhar, todos nós, europeus.
Mas não é o fim do processo. Há ainda que conseguir a sua ratificação por todos os 27 Estados membros. E não é totalmente certo que não possa haver surpresas ou contratempos.
De qualquer modo, fará bem ao ego dos portugueses que o tratado fique conhecido com “Tratado de Lisboa” . No meio das dificuldades materiais e dos desânimos dos tempos presentes, fique-nos esse consolo, o que já não é pouco.
Resta desejar que 13 de Dezembro, quando será assinado o Tratado, amanheça como um solarengo dia de Inverno. Se a cerimónia for nos belos claustros dos Jerónimos, ali em frente ao Tejo, de onde a Europa partiu ao encontro do resto do Mundo, vai ser bonito de se ver e de exibir. A nossa alma ficará ainda mais consolada, e as imagens transmitidas por essa Europa fora constituirão uma excelente jornada publicitária de Portugal . Alguns resultados materiais mais directos e imediatos poderemos desde logo obter da designação de Tratado de Lisboa.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?