<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, setembro 20, 2007

FORMAS DE CELEBRAR

A CMFF vai promover de novo a celebração do Dia Europeu sem Carros (DESC) , integrado na Semana da Mobilidade.
Cumpre assim, mais uma vez, a liturgia celebratória dos últimos anos.
E de que modo? Promovendo festas e espectáculos, tais como demonstração de capoeira, de karate, aulas de aeróbia, teatro de rua e outras imaginosas actividades.
Acções de sensibilização, assim lhes chamam . Entram por um olho e saem pelo outro, na grande maioria do pessoal. Este o que quer é mesmo ir de carrinho e deixá-lo ali bem à portinha do restaurante e da loja, nem que seja em dupla fila ou sobre o passeio. E como o deixam fazer, e nada lhe acontece, ele faz, sem muito se preocupar.

Muitas outras autarquias irão fazer como na Figueira : vão festejar...
Há porém umas trinta e poucas (entre elas Lisboa...) que se comprometeram a celebrar o dia, adoptando pelo menos uma “medida estruturante” , e não com “acontecimentos efémeros”.
Seria por isso bem melhor que assim também sucedesse na Figueira.
Por exemplo? Pintando uma dúzia de passadeiras de peões, cujas zebras por vezes já pouco se notam ; ou repavimentando uma ou duas centenas de metros de passeios, das muitas mais centenas que muito precisadas estão de um arranjo; ou prolongando por mais uns cem ou duzentos metros a pista de ciclismo da marginal ribeirinha.

Uma nota adicional.
As celebrações do DESC são no dia 22 de Setembro, sábado . Nesse dia, o Presidente da República visita a Figueira, também num contexto celebratório.
Vai ser um corropio de movimentações de muita gente, de um lado para outro. Será de esperar que os membros da Câmara Municipal e outras personalidades figueirenses se desloquem a pé no corropio que vai haver. Para dar o exemplo.
Ou que, co´s diabos, ao menos não deixem as negras viaturas estacionadas em dupla fila ou sobre os passeios...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?