<$BlogRSDUrl$>

sábado, agosto 04, 2007


FLASHES DE MUNIQUE (1)

Entre Munique e Istambul...

Desde há uns bons 3 anos que não visitava, com tempo, o centro de uma grande cidade da Alemanha.
Em Munique, ao passear pelo longo e central arruamento pedonal que passa pela conhecida MarienPlatz, notei agora o que não se via há 3 anos.
Chama a atenção o elevadíssimo número de jovens muçulmanas que se passeavam com o negro veu islâmico cobrindo por completo o cabelo, vestidas de negro até aos pés, quase roçando o pavimento. Os dias estavam todavia soleados e quentes.
Eram também muitas as mulheres muçulmanas, com aparência de jovens, que circulavam com a cara tapada, só deixando entrever os olhos.
Não deixa de, a meu ver, ser chocante e preocupante. Assustador, poderei mesmo dizer, sabendo embora que corro o risco de tal ser considerado como politicamente incorrecto.

Temos assim o comprido vestido negro, mas sobretudo o veu tapando o cabelo ou a cara, não meramente uma simples questão de moda, ou de identidade cultural. Está verdadeiramente transformado num símbolo, num emblema e numa bandeira do fascismo islâmico.
De forma totalmente livre, amplamente permissiva, mas irresponsávelmente generosa, deixa-se assim fazer a apologia daquela ideologia, enquanto corpo de valores tais como : a dominação medieval da mulher pelo homem, a concepção do corpo feminino como fomentador do pecado, a completa fusão entre o poder temporal e o poder dos líderes religiosos.
Valores que estão em oposição , que se chocam e conflituam gravemente com os nossos valores europeus, conquistados a custo no processo histórico desenvovido sobre o caldo cultural greco-judaico-cristão.

Com a força daquela livre apologia, feita através dos “inocentes” veus islâmicos, é de temer que em breve a diáspora turca vivendo na Alemanha ( onde já representa 3 a 4% da população) vá ficando contaminada pelo fascismo islâmico.
Talvez não seja já para o tempo do resto da minha vida, mas em futuro a médio prazo, poder-se-à assistir a graves conflitos socio-religiosos ( como hoje ainda ocorrem nos Balcãs), bem dentro das fronteiras europeias.
Kemal Ataturk, que ainda vai sendo venerado como heroi nacional na Turquia, modernizou-a à força, por vezes até com métodos pouco “humanistas”..., impôs o laicismo e a separação entre Estado e religião, e lutou contra o obscurantismo da sociedade feudal existente no final da 1ª Guerra Mundial.
Kemal Ataturk, se observasse o que observei, e se assistisse à indolente pusilanimidade com que uma grande parte da sociedade europeia olha para estes fenómenos, daria várias voltas no seu imponente túmulo, na europeia Istambul.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?