<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, agosto 28, 2007

A ETA EM PORTUGAL...

Assisti hoje à tarde ao programa Opinião Pública da SIC Notícias. O tema era “ A ETA em Portugal”.
Confesso ter ficado enojado e envergonhado. Se aquilo que por lá se ouviu representasse de facto a opinião pública portuguesa, seriamos então um povo de patetas e de cobardes.
O comentador convidado, que dava pelo nome de Rui Pereira (não, não era o ministro...) , num jeito pesporrente de “intelectual”, tratou de relativizar as acções terroristas e assassinas dos etarras, chamando-lhes sistematicamente independentistas e “explicando” que era tudo um problema politico, exigindo diálogo...bla-bla-bla, patati-patatá, o paleio habitual e conhecido de alguns senhoritos.
Muitas das opiniões dos espectadores que telefonavam eram no sentido de que Portugal não tinha nada que apoiar Espanha no controle e no combate a terroristas da ETA com eventuais bases logisticas em Portugal. O problema é do ambito da política interna espanhola, e Portugal não tinha nada com isso, diziam. Houve mesmo um que alertou para o facto de Portugal poder vir a sofrer tambem atentados se acaso se metesse nisso.
O comentador ia concordando com quase todas aquelas declarações repugnantes.

Na habitual sondagem perguntava-se :
Deve Portugal colaborar com Espanha no combate à ETA ?

E no final:
Responderam Sim : 47 %
Responderam Não : 53 %

Não, de todo.
Não penso que este resultado reflicta a opinião pública do povo português sobre o tema.
Seria deprimento demais se tal fosse verdade. Como povo, poderemos ter muitos defeitos.
Mas não somos cobardes para, por medo ou por feio calculismo, recusarmos solidariedade a um país vizinho cuja democracia é chantangeada, desafiada e colocada em causa por umas centenas de malfeitores sem escrúpulos, disfarçados de patriotas vascos. Por muitas razões de agravo e de queixa que possamos ter para com esse país vizinho.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?