<$BlogRSDUrl$>

domingo, julho 01, 2007

BONS E MAUS EXEMPLOS

A propósito da situação vigente na Câmara Municipal da Figueira da Foz, merece atenta reflexão isto que li no EXPRESSO do sábado deste fim de semana:


“ Quando há 12 anos abriu os primeiros concursos públicos na Câmara de Amarante, Armindo Abreu tinha, em regra, duas a três empresas a concorrer.
Hoje, com fama de bom pagador reconhecida no mercado, o presidente da autarquia inflaccionou a concorrência, multiplicando por dez o número de candidatos às obras do município.
“ O nosso princípio de gestáo é pagar tudo no prazo. Um empresário que fica dois anos sem receber, nunca mais quer trabalhar conosco” frisa o socialista Armindo Abreu, líder de umas das quatro câmaras que registam zero dias de atraso nos pagamentos de bens e serviços, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, de 2005.
(...)
Em Lisboa, Valongo ou Oliveira de Azemeis a regra é fazer agora e pagar um ano depois.
É uma tentação a que sempre resistiu o social-democrata João Carvalho, há 22 anos na Câmara de Penedono ( Viseu).
“Aqui só se faz o que se pode. É como em nossas casas, se há dinheiro fazem-se planos e avança-se. Se não, espera-se para nao ficar com dívidas até ao pecoço”, comenta.
Empregado bancário, encontrou a autarquia quase no limite do endividamento. Optou por não fazer plano de actividades nos primeiros três anos de mandato. “ A prioridade foi pagar dívidas, salários e despesas correntes” , lembra.
Acabou por ser recompensado nas urnas e nas adjudicações de obras, ao beneficiar de preços “ bem abaixo” dos previstos nos cadernos de encargos.

Segundo o acima citado Anuário Financeiro, a Câmara Municipal da Figueira da Foz pagava aos fornecedores, em 2005, com um atraso médio de 279 dias.
No ranking das camaras municipais portuguesas mais atrasadas nos pagamentos, estava na 16 ª posição.
No grupo das camaras municipais de dimensão média, estava na 6ª posição ; depois de Oliveira de Azemeis, Valongo, Vagos, Santarém e Aveiro.
No “quadro de honra “ das boas pagadoras, estavam as câmaras de Vidigueira, Penedono, Braga e Amarante...com zero dias de atraso no pagamento das facturas dos fornecedores e empreiteiros.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?