<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 07, 2007

GUERRILHA POLITICA E INSTABILIDADE

De novo em casa, nesta pacata mas divertida cidade da Figueira da Foz, vim naturalmente encontrar um montão de jornais, regionais e nacionais, cuja leitura, mais ou menos em diagonal, vou colocando em dia.
Logo me inteiro, no fundo sem grande surpresa, da escala a que chegou a instabilidade e a guerrilha instaladas na Câmara Municipal, entre conhecidos vultos políticos locais do PSD, tendo o próprio orgão autárquico como teatro de operações, com um primeiro climax atingido nos primeiros dias de Junho.
Muitos municipes figueirenses andarão decerto confusos e estupefactos, com tudo o que por aqueles lados vai sucedendo, não sei se em registo de telenovela mexicana, ou de ópera bufa, e que vem chegando à praça pública.
Não é o meu caso, seja-me perdoada a presunção.
E seja-me perdoada também a maldade de esboçar um irónico sorriso face ao estado a que chegou o relacionamento entre o Presidente da Câmara e o seu ex Vice-Presidente .

No plano objectivo, a retirada de competências ao Presidente da Câmara, perfeitamente enquadrável na legislação em vigor ( Lei nº 169/99), terá poucos efeitos práticos na operacionalidade do próprio Presidente da Câmara .
Não será isso que irá fazer piorar o desempenho do actual executivo camarário.
No plano subjectivo, todavia, o gesto hostil e algo gratuito obviamente que desgasta e fragiliza a imagem política do Presidente da Câmara.
Muito poucos munícipes ( muito poucos mesmo...) tirarão disso qualquer benefício.
Sejam eles eleitores da direita, do centro, da esquerda, de cima ou de baixo.
Sejam eles militantes do PSD, do PS ou de qualquer outra força partidária .
Sejam eles, muito menos, vereadores ou dirigentes políticos do PS.
E será estultícia esperar, como resultado de tal fragilização, qualquer progresso ou melhoria das condições e da qualidade de vida na Figueira da Foz, para uns, os munícipes, nem tão pouco dividendos políticos para outros, os vereadores e dirigentes locais do PS.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?