<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, maio 16, 2007




OS INVESTIMENTOS E OS SEUS RETORNOS

Tive a curiosidade, nos últimos 2 meses, de passar uma meia dúzia de vezes pela chamada “incubadora de empresas” , construida e sita ali à entrada da Zona Industrial da Gala, no concelho da Figueira da Foz.
Para fomentar o “empreendorismo”, como agora é de bom tom dizer-se.
Em todas as vezes, aquela área apresentava a taxa de ocupação que o aspecto algo desolador ilustrado nas imagens anexas deixa entrever.
Ao que me foi dado ver e perceber, naquele vistoso e bem cuidado espaço, de boas e caras concepção e arquitectura, de inegável qualidade urbanística, qual Siliccon Valley cá da paróquia, só ali se encontra a “incubar “ uma pequena empresa, e de...design gráfico.
Decorrido quase um ano desde a inauguração daquela estrutura, com as habituais pompa, circunstância e entusiastas palavras, será altura de fazer um primeiro balanço.
Cabendo fazer contas, e perguntar qual foi até agora o retorno obtido com o investimento, feito quase todo ele com dinheiros públicos.
É que estes são escassos, como muito bem se sabe e se sente .
Mas como são públicos, ou seja de todos nós, ou seja, como esses dinheiros não pertencem em exclusivo àqueles que tomam as decisões sobre as formas como são aplicados, quem se lembrar de questionar estas arrisca-se a ser classificado como possuindo um mesquinho espírito “economicista”....
Não é que me preocupe com isso. Por isso, neste caso concreto, questiono.
(Clicar nas imagens para as ampliar)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?