<$BlogRSDUrl$>

quarta-feira, abril 11, 2007

UM RETRATO...

...verdadeiro e implacável do “Sistema” foi feito por António Barreto, com o habitual brilhantismo, na sua crónica semanal do PUBLICO do passado domingo :

“São às dezenas.Às centenas.Aos bandos.
Assessores, conselheiros, consultores, especialistas, tarefeiros e avençados. São novos, têm licenciaturas, mestrados e MBA, talvez até doutoramentos. Sabem tudo de imagem e apresentação.Vestem fato escuro de marca, mas alguns, mais blasés, deixaram de usar gravata. São os gestores de produto.
O produto, no caso, é a imagem e a informação. Informação do Governo para o exterior e a informação sobre os cidadãos e a sociedade.
Apesar da idade, já tiveram múltiplas experiências nos jornais, nas televisões, nas agências de informação e nas empresas de imagem.
O sistema vive em grande parte destes profissionais reciclados. Estudam o inimigo e fazem dossiers. Elaboram estratégias de apresentação ao público de medidas. Organizam a informação do Governo, controlam os actos dos ministros e dos secretários de Estado, centralizam os contactos com a imprensa. Telefonam, enviam SMS, escrevem e-mails, convidam para um copo e deixam cair umas frases. Conhecem intimamente os jornalistas a quem dão recados. Sabem quais são os jornais que se prestam. Têm mapas e organigramas. Seleccionam frases assassinas, escolhem os locais para as oportunidades fotográficas, ocupam-se da vestimenta dos governantes e designam os que serão privilegiados com a informação criteriosamente racionada. "


O retrato não se refere apenas ao “Sistema” a gravitar em redor do actual Governo. Mas de todos os outros anteriores governos.
E não apenas do Governo central. A uma outra escala, bem mais reduzida e mais doméstica, é tambem o retrato do “Sistema” existente em muitas Câmaras Municipais, por esse país fora. Quem não conhece exemplos?...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?