<$BlogRSDUrl$>

domingo, abril 01, 2007

POR UMA CULTURA DE TRANSPARÊNCIA

Quem estiver interessado e tiver pachorra, poderá ler aqui todo o relatório do Tribunal de Contas (TC) à auditoria por ele realizada sobre os gastos e “práticas anómalas” dos últimos três governos nos “gordíssimos” gabinetes dos membros do Governo, em 2003, 2004 e 2005.
Mesmo sendo só responsável por 9 meses do ano 2005, são muitos os aspectos em que o actual Governo de José Sócrates não fica nada bem na detalhada “radiografia” feita pelo TC.
As justificações e explicações dadas na oficiosa e oficial RTP1 (atributo que cada vez mais se reforça, cabe referir com preocupação!....) pelo Secretário de Estado Jorge Lacão foram claramente esfarrapadas.

É inteiramente de louvar que o TC disponibilize este tipo de relatórios na internet.
O reforço da transparência e do controlo democrático dos governantes é feito, e muito, através deste tipo de práticas. Uma inegável virtude adicional das novas tecnologias de informação.

Lamenta-se que o exemplo não seja seguido ao nível da administração municipal, na grande generalidade dos casos. Aqui na Figueira da Foz, nomeadamente.
Por exemplo : a Câmara Municipal da Figueira da Foz poderia e deveria colocar no seu site da internet o relatório da auditoria realizada à empresa municipal Figueira Grande Turismo.
Se tal fizesse, daria uma prova de que está interessada na governação transparente do Município.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?