<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 26, 2007

SALAZAR 41 – CUNHAL 19

Parece um resultado de um jogo de rugby, mas não é.
É o resultado final da votação do virtuality show “O maior português de sempre”.
Com Odete Santos como defensora de Álvaro Cunhal, o que é que esperavam?
Reagindo mal, ao resultado da divertida votação, e parecendo levar o programa a sério, aquela comissária política ainda gritou : “Aqui del-Rei que se está a fazer a apologia do “faxismo”, o que é contra a Constituição”.
Haja um pouco o sentido do ridículo, co’s diabos.

Alguem terá o desconchavo de pensar que, se houvesse um partido politico reclamando-se herdeiro ideológico de Salazar, e que se identifique com todos os aspectos da sua prática política, alguma vez obteria mais do que 1% numa votação para a Assembleia da República?
Aquele número de 41 % para Salazar, e também os 19% para Cunhal, servem quando muito para desmontar o real valor das sondagens feitas na rádio ou na televisão, a partir de telefonemas dos ouvintes ou dos espectadores . Ou para igualmente desmistificar o efectivo significado e peso peso político, como expressão da vontade colectiva do eleitorado, de uma qualquer manifestação “popular”, juntando uns quantos milhares de passeantes, Avenida da Liberdade abaixo.
Numa democracia, ainda que meramente formal, imperfeita e não avançada ( aquilo que a vulgata leninista designa por democracia burguesa) , o que conta verdadeiramente é a prova real do voto popular.


O programa-passatempo foi portanto transformado numa espécie de arena virtual de combate político .
E as coisas devem ter-se passado mais ou menos assim.
Muitos fieis prosélitos de Álvaro Cunhal pensaram que poderiam ter uma grande vitória, fora das urnas, se acaso o seu heroi adorado ganhasse a votação. O mesmo aconteceu com os fieis prosélitos de Salazar, que neste momento devem ser muitos poucos, diga-se de passagem . Mas quando estes, e muitos outros que porventura tambem detestavam Salazar, se aperceberam que Cunhal poderia ganhar, vai daí começaram tambem a mandar SMS em massa. Ora, os da claque de Cunhal, que não brincam em serviço, não se ficaram, e deram um novo impulso ao envio das mensagens, com evidente satisfação da Vodafone, da TMN e também do Optimus de Paulo de Azevedo. E por aí fora, até se chegar ao arrepiante resultado de Salazar 49 – Cunhal 19 .

Segundo disse a gentil apresentadora, devem-se ter recebido à roda de 260 mil chamadas de telemóvel. De cada telemóvel só era possível votar uma vez.
19% de 260 mil , é coisa de 49 a 50 mil . Bate mais ou menos certo com o número de militantes que o PCP diz ter....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?