<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, março 12, 2007

RECADOS NAS ENTRELINHAS
Manuela Ferreira Leite escreveu, no EXPRESSO de sábado passado, estas judiciosas considerações, referindo-se e dirigindo-se ao actual Primeiro-Ministro:
"[Na semana em que o Governo completou o segundo ano do seu mandato], (...) foi o estado da oposição que esteve em foco, ao ponto de ser dado enorme protagonismo a quem se arrogou o papel de salvador. Esta atitude dos analistas pode querer uma de duas coisas.
Em primeiro lugar, que nada justifica o nível de popularidade deste Governo - o que implicitamente significa uma avaliação negativa da sua actuação - a não ser uma oposição fraca.
Ou, segunda hipótese, os analistas consideram que a oposição boa e eficaz é a que melhor se faz através de "soundbytes", muito espectáculo e permanente colagem ao descontentamento, ou seja, a que demonstra frenesim.
Para esses, boa oposição é aquela que capta o incómodo das populações, mesmo que para isso tenha de renegar os princípios e valores em que acredita.
Para muitos, boa oposição é a que defende ideias e propostas que se pressente serem as que os cidadãos querem ouvir, mesmo que reconheçam que são inexequíveis e de que se podem vir a arrepender quando estiverem no Governo.
Foi o que aconteceu quando o Engº Sócrates, na oposição, dizia ao então primeiro-ministro : " Isto não está a correr bem sr. primeiro-ministro! Isto não está mesmo a correr nada bem! "
(...)
Não é esta a oposição que precisamos. Deve-se exigir-lhe a mesma seriedade e a mesma coerência que se exige ao Governo.
(...)
É o mal do Governo hoje, porque foi oposição errada ontem . "
Manuela Ferreira Leite não deixa de ter alguma razão, quando se refere ao passivo de credibilidade que José Sócrates adquiriu quando não cumpriu nem vai seguramente poder cumprir muito do que prometeu. Pela minha parte, nunca acreditei que esse muito de prometido fosse realmente possível de cumprir.
Todavia, bem lidas as entrelinhas, quer-me cá parecer que o recado de Manuel Ferreira Leite, nesta fase da vida política nacional, vai direitinho para o actual líder do PSD, Marques Mendes.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?