<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, março 20, 2007

CUMPRIR COMPROMISSOS E ATINGIR METAS

Se, como assegura o INE, o deficit das contas públicas do Estado português, em 2006, ficou em 3,9% do PIB , tratar-se-à, sem qualquer dúvida, de uma importante e clamorosa vitória deste Governo.
Por isso, ficaria bem ao principal partido da oposição, reconhecer o mérito de tal vitória, regozijar-se com ela, e até felicitar quem deve ser felicitado.
Com tal nobre atitude, ganharia credibilidade. Aquela de que necessita se quiser apresentar-se aos olhos do eleitorado como alternativa, no quadro de um indispensável jogo de alternância democrática.

Mesmo que aquele racio de 3,9 % haja sido alcançado com alguns “truques”, como o de travar a despesa pública de investimento nos últimos meses do ano, o facto de um Governo alcançar e até ultrapassar uma meta previamente fixada, é por si só muito pedagógico, por ser um bom exemplo de desempenho responsável.
No plano externo, junto dos nossos parceiros comunitários, dos potenciais investidores e do mundo da finança, é gerador de confiança.

Assim o mesmo acontecesse com os desempenhos financeiros de muitas câmaras municipais, designamente com a da Figueira da Foz.
Ficar a 40 % ou 50% das metas orçamentais fixadas, como tem sistemáticamente acontecido, ano após ano, e como decerto irá acontecer em 2007, será, a nível local, um desempenho muito mau, um péssimo exemplo, não gerando obviamente credibilidade quanto a propostas, promessas ou objectivos futuros.

Podem, executivo camarário ou oposição, fazer ou encomendar muitos planos estratégicos, propor muitas comissões para isto ou para aquilo, acenar com projectos mais ou menos megalómenos.
Enquanto a casa não estiver arrumada nas suas finanças municipais, e não se assumir que só se pode gastar aquilo que se tem ou se pode arranjar com sustentabilidade, em previsões feitas com bom senso e frio realismo, tudo aquilo será andar a brincar à gestão e à “política” . Lançando entretanto poeira para os olhos dos munícipes .

This page is powered by Blogger. Isn't yours?