segunda-feira, fevereiro 05, 2007
O CHARME POUCO DISCRETO DE CERTOS AMBIENTALISTAS
É comovente o desvelo e a preocupação revelados na última edição do EXPRESSO sobre o meio ambiente, as emissões de CO2 e o efeito estufa.
Os cadernos do espesso semanário vêm repletos de slogans ambientalistas, decorados com raminhos de plantas com lindas folhas verdes. O suplemento UNICA tem na capa o sugestivo e tocante apelo : “Viva Verde” . Lá dentro, muito texto da incontornável jornalista Luiza Scmidt.
Pena é que o EXPRESSO não cuide mais do efeito estufa e das emissões de CO2, escusando-se a publicar páginas e páginas de papel, inteirinhas, enormes, com gigantesca publicidade a bancos.
Tudo somado, se evitasse esse obsceno desperdício de papel, porventura economizaria uns 200 a 300 gramas de papel por exemplar, o que, multiplicado pelo valor da tiragem, daria umas boas toneladas de papel de jornal, importado, sublinhe-se, para as quais houve que emitir muitas toneladas de CO2 e abater muitas árvores.
Na edição de sábado passado, é possível escrutinar que :
- metade da página 13 contem publicidade ao Barclay’s ;
- metade da página 14 contem igualmente publicidade ao Barclay’s
- toda a página 17 é de publicidade à CGD ;
- toda a página 18, inteiramente tintada de verde, é de publicidade ao BES ;
- metade da página 21 é de publicidade a um empreendimento imobiliário (Vale Pisão)
- as páginas 22 e 23 são, as duas, inteiramente dedicadas a publicidade ao Banco Privado;
- a página 25 inteira é de publicidade ao Millennium;
- as páginas 30 e 31 são inteiramente de publicidade ...ao próprio EXPRESSO!...
- a totalidade da página 39 é de publicidade ao Corte Inglês;
- metade da página 42 e metade da página 43 são também de publicidade
Feitas as contas : de um total de 44 páginas, 12 a 13 páginas ( 27%) são de publicidade, sobre cuja eficácia motivadora junto do leitor tenho as maiores dúvidas.
Pelo que me diz respeito, quando passo a vista por uma página inteira daquelas com publicidade a uma só empresa, viro logo a página, e nem me dou ao trabalho de ler uma só linha.
E depois, os senhores do EXPRESSO têm a lata de escrever declarações piedosas, regadas com lágrimas de crocodilo, como esta, em nota editorial da página 5 :
“ Há assuntos para os quais vale a pena alertar as consciências e chamar para a primeira linha da informação, porque muitas vezes andam dela arredados temas que fazem a espuma dos dias, mas disso não passam.
O Ambiente é uma dessas causas.
(...)
Não somos exemplares, estamos longe disso. Sabemos que na nossa actividade há muitas árvores sacrificadas e podem verificar nesta mesma página que a nossa emissão de CO2 por edição é considerável”
Pois é . Segundo a mesma página informa, para a produção desta edição do Expresso, só o papel contribuiu com a emissão para a atmosfera de 122 toneladas de CO2 equivalente.
Os cadernos do espesso semanário vêm repletos de slogans ambientalistas, decorados com raminhos de plantas com lindas folhas verdes. O suplemento UNICA tem na capa o sugestivo e tocante apelo : “Viva Verde” . Lá dentro, muito texto da incontornável jornalista Luiza Scmidt.
Pena é que o EXPRESSO não cuide mais do efeito estufa e das emissões de CO2, escusando-se a publicar páginas e páginas de papel, inteirinhas, enormes, com gigantesca publicidade a bancos.
Tudo somado, se evitasse esse obsceno desperdício de papel, porventura economizaria uns 200 a 300 gramas de papel por exemplar, o que, multiplicado pelo valor da tiragem, daria umas boas toneladas de papel de jornal, importado, sublinhe-se, para as quais houve que emitir muitas toneladas de CO2 e abater muitas árvores.
Na edição de sábado passado, é possível escrutinar que :
- metade da página 13 contem publicidade ao Barclay’s ;
- metade da página 14 contem igualmente publicidade ao Barclay’s
- toda a página 17 é de publicidade à CGD ;
- toda a página 18, inteiramente tintada de verde, é de publicidade ao BES ;
- metade da página 21 é de publicidade a um empreendimento imobiliário (Vale Pisão)
- as páginas 22 e 23 são, as duas, inteiramente dedicadas a publicidade ao Banco Privado;
- a página 25 inteira é de publicidade ao Millennium;
- as páginas 30 e 31 são inteiramente de publicidade ...ao próprio EXPRESSO!...
- a totalidade da página 39 é de publicidade ao Corte Inglês;
- metade da página 42 e metade da página 43 são também de publicidade
Feitas as contas : de um total de 44 páginas, 12 a 13 páginas ( 27%) são de publicidade, sobre cuja eficácia motivadora junto do leitor tenho as maiores dúvidas.
Pelo que me diz respeito, quando passo a vista por uma página inteira daquelas com publicidade a uma só empresa, viro logo a página, e nem me dou ao trabalho de ler uma só linha.
E depois, os senhores do EXPRESSO têm a lata de escrever declarações piedosas, regadas com lágrimas de crocodilo, como esta, em nota editorial da página 5 :
“ Há assuntos para os quais vale a pena alertar as consciências e chamar para a primeira linha da informação, porque muitas vezes andam dela arredados temas que fazem a espuma dos dias, mas disso não passam.
O Ambiente é uma dessas causas.
(...)
Não somos exemplares, estamos longe disso. Sabemos que na nossa actividade há muitas árvores sacrificadas e podem verificar nesta mesma página que a nossa emissão de CO2 por edição é considerável”
Pois é . Segundo a mesma página informa, para a produção desta edição do Expresso, só o papel contribuiu com a emissão para a atmosfera de 122 toneladas de CO2 equivalente.