<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, fevereiro 27, 2007

A MUITO PEQUENA VITÓRIA CONTRA O MONSTRO...

A entusiástica festa que ontem o Primeiro-Ministro (PM) e o Ministro da Justiça fizeram em Lisboa, para anunciar que o número de processos pendentes nos tribunais tinham diminuido de 0,4 % , de 2005 para 2006, parece-me de facto ter trombetas e fanfarras a mais.
Seria avisado que o PM se preocupasse mais nas realizações concretas, e menos nos anúncios e nas festividades celebrantes. Tornadas estas frequentes e habituais, acabarão por cansar ; o pessoal do eleitorado ficará farto, e por isso às tantas o feitiço vira-se contra o feiticeiro.

De facto, tudo aponta para que aquele “sensacional” decréscimo, classificado pelo PM como uma pequena vitória contra o monstro, se ficará a dever, simplesmente, ao facto de terem sido levados menos litígios aos tribunais. Por força de legislação nova, e não porque aqueles estejam a trabalhar com maior eficiência e maior produtividade.

Para melhorar estas, seria indispensável fazer trabalhar mais e melhor os senhores juizes e os outros agentes judiciais. Como penso que se poderá ter conseguido um pouco com a redução das férias judiciais, por muito que os juizes contestem e, em alguns casos, boicotem.
Uma outra indispensável acção correctiva, seria assegurar que os julgamentos comecem à hora marcada, com rigorosa pontualidade, mais não fosse para dar o exemplo.
São do conhecimento geral os atrasos com que, quase sistematicamente, todas as manhãs, começam as sessões dos julgamentos, geralmente por atrasos de muitos juizes e juizas. Os quais, na sua majestática pose, se arrogam o direito de fazer esperar advogados, testemunhas, guardas da PSP ou da GNR, e outros intervenientes, com grandes perdas de tempo e de paciência.

Que tal se os senhores juizes e juizas também começassem a picar o ponto, logo de manhã? Para serem metidos na ordem...democrática.
Uiiii!!!..nem quero pensar qual seria ( ou será...) a reacção da corporação dos juizes perante o anúncio de tal medida...!!!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?