<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

AO QUE CHEGAMOS...NO ESTADO DA JUSTIÇA (2)

Portugal está cheio de Juizes e Desembargadores muito mediáticos, e sempre muito desejosos e ansiosos de o serem!.
Uma pessoa mediática define-se como um tipo que tem como virtude ser amigo de uma série de jornalistas.

Para além do Desembargador Rui Rangel, um dos desembargadores mais mediáticos é o Sr. Juiz Eurico Reis que aparece por tudo quanto é sítio, em debates nas televisões e nas rádios.
Nem sei como terá tempo para tanta actividade e tanta intervenção. Possivelmente, com muito prejuizo do seu trabalho na Relação...
Isso ajudará a explicar porque é que em Inglaterra há 4 juizes por cem mil habitantes, enquanto em Portugal há 14...

No debate da TSF desta manhã , o chamado Forum TSF ( em geral um bom retrato do pais real e do seu atraso cultural...) o tema foi o dever de reserva dos juizes e os seus direitos de liberdade de expressão .
Falou, é claro, o Desembargador Eurico Reis. E puderam-se ouvir disparates de bradar aos ceus, por partes de senhores e senhoras intervenientes e por parte do jornalista “moderador”...
Qualquer dia, ainda alguém se lembra de propor um referendo para decidir se sim ou não os juizes devem ter total liberdade de expressão, como qualquer cidadão, e sem qualquer dever deontológico de reserva, nas bocas que vão mandando para serem populares.
Quase aposto que, num tal hipotético referendo, era bem capaz de ganhar o sim !...
A opinião pública ainda está muito “contaminada” pelos desenvolvimentos emocionais do processo da “ menina Esmeralda”, e pelo seu julgamento popular.

Quem não teve papas na língua, no referido debate, foi um cidadão que disse mais ou menos isto: “ como tratam e cuidam dos direitos dos outros cidadãos, os juizes devem é estar calados!.... “ .
Devem , obviamente, pois é por isso e para isso que são juizes.
Obrigação que tambem é compartilhada pelos militares .
Estes costumavam “pronunciar-se” , ou seja, fazer “pronunciamentos” , mas era nas repúblicas da América Latina...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?