<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 12, 2007


PARQUE TEMÁTICO OU PARQUE DE DIVERSÕES ?...

No Diário As Beiras do passado dia 9 de Janeiro, li que a autarquia da Figueira da Foz “ quer construir um parque temático“
A ideia em si, do Vereador Lídio Lopes, segundo a notícia, parece-me excelente
Conhecendo porém as graves dificuldades financeiras por que atravessa o Município ( e não se espera que elas possam ser supridas a curto prazo), temo que o bem intencionado anúncio possa não passar de um fogacho de voluntarismo, ou daquilo a que os ingleses chamam de wishful thinking, possível de traduzir para português como “desejo mental”...

A menos que se trate de uma solução em que o Município se limitasse a disponibilizar um terreno disponível, para sobre ele, um agente económico privado instalar o negócio. Era uma boa solução.
E desde que, será cauteloso acrescentar, a dita entidade privada não tente associar ao parque, alegadamente para o rentabilizar, mais um negócio imobiliário, como vem sendo costume.

Como legenda de uma foto que acompanha o corpo da notícia ( e não em qualquer trecho desta) diz-se que “ o modelo desejado é o do Parque Tivoli de Copenhague”.
Ora este não é aquilo que se possa designar como um “parque temático”.
É, isso sim, um parque de diversões.
De grande, excelente qualidade, de resto, nada tendo de comparável com a terceiro-mundista Feira Popular agora retirada ou a retirar da vizinhança do Campo Grande, em Lisboa.
E de Figueira, cidade com imagem de diversão, cachondeo e muita animação, já temos que chegue.
Do que é preciso agora é de uma imagem de Figueira como terra virada ao futuro, ao conhecimento, à ciência e à tecnologia.

Por isso, o que , quanto a mim, poderia servir de modelo, seria o Parque de Madurodam, nas proximidades da cidade de Haia, capital da Holanda.
Uma maravilha, visita quase obrigatória para todos os turistas que passam pela Holanda, miudos ou graudos. E um excelente negócio, sem dúvida.
Poderá ter-se uma ideia do que é este Parque visitando este site, este, ou ainda este.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?