<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, janeiro 05, 2007

OS THIBAULT

Esta madrugada, a RTP 1 deu início à transmissão da série “ Os Thibault” , baseada no livro com o mesmo nome, da autoria do escritor francês, Roger Martin Du Gard, que foi Prémio Nobel da Literatura em 1937.

É um dos livros , se não o livro, da minha vida. Li-o durante todo o verão de 1963, quase de um trago, em três volumes com cerca de 500 páginas cada, da editora “Livros do Brasil”.
Os escritores dos tempos de hoje já não escrevem obras como esta.
E infelizmente também já são pouco lidas pelos jóvens.

Os irmãos Thibault são Antoine e Jacques. O mais velho, um médico positivista e agnóstico; o mais novo, um rebelde, um sonhador utópico e mais tarde um empenhado revolucionário. Ao longo do livro seguimos os percursos divergentes de um e de outro.

É um imenso fresco da sociedade francesa no virar do século XIX para o século XX . Uma obra magnífica, arrebatadora, absorvente, seguramente uma das obras primas da literatura francesa e mundial. Ao longo dela se debatem muitos problemas da vida humana e da realidade social, com nobre elevação, e o mais profundo dramatismo.

Ver a versão cinematográfica desta obra vai por isso constituir o meu entretenimento das próximas noites das quintas feiras. Ou talvez melhor : nas madrugadas das sextas feiras.
Aos leitores do QuintoPode que o possam fazer ( e porventura serão poucos), aconselho vivamente que façam o mesmo.
Verdadeiramente indecorosa é a hora a que parece ir ser transmitida.
Hoje, de atacado, transmitiram 2 episódios juntos, da meia-noite até cerca das 3 da madrugada! No horário das televendas!
Os senhores da televisão paga com os nossos impostos devem temer a concorrência dos “Morangos com Açúcar” ou de um outro qualquer programa de tele lixo da SIC ou da TVI !...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?