<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, janeiro 30, 2007

OBSTINAÇÃO E POPULISMO

Persiste uma atitude de assanhada, medieval e populista obstinação por parte dos autarcas de Coimbra e de Setúbal contra a co-incineração de resíduos industriais perigosos ( RIP’s) em instalações cimenteiras.
O Presidente da Câmara de Coimbra já teve os seus momentos de glória mediática, ao criar obstáculos sobre obstáculos ao inevitável processo de co-incineração em Souselas.
Vem agora a Presidente da Câmara de Setúbal, sem cuidar do ridículo em que cai, proclamar que a cimenteira SECIL não pode queimar RIP’s...porque no PDM aquela área está consignada a uma industria extractiva e não a uma unidade de incineração de resíduos.
Por este andar, ainda um dia destes a CELBI vai deixar de poder queimar biomassa nas suas caldeiras, pois no PDM da Figueira da Foz, para aquela área está autorizada uma fábrica de produção de pasta, e não uma unidade para a queima de resíduos de madeira.

Convirá recordar que, em 2002, na Europa, só em países muito pobres, sub-desenvolvidos e de cidadãos muito ignorantes é que se praticava a co-incineração de RIP’s em cimenteiras.
Assim, as percentagens das quantidades totais de RIP’s produzidos, que eram destruidos através desta tecnologia, eram:

- na Alemanha : 38 %
- na Suiça : 64 %
- na Austria : 78 %
- na Suécia : 100 %
- na Holanda : 100 %
- na Noruega : 100 %

Coitadas das exploradas e mal tratadas gentes destes atrasados países!...
Andam a dormir, não conhecem as sábias teses e teorias de muitos cientistas e ambientalistas portugueses.
Nem sonham os perigos que correm, nem a mortandade que vão ter, com pessoas a morrer de cancros!....

This page is powered by Blogger. Isn't yours?